Game Flashback de Ponta - Street Fighter II, do começo ao HD Remix

Na onda da cobertura da Brasil Game Show, o Game Flashback dessa semana deu uma pisadinha no Game de Ponta e trouxe Street Fighter II. Por que de Ponta também? Chega mais que eu explico =]




Pra quem não sabia, agora existe uma nova versão em HD para esse game clássico, para ser jogada em XBox 360 e Playstation 3. Vamos mostrar as diferenças e semelhanças entre as duas versões de um dos maiores sucessos da série Street Fighter. Claro que não resisti e tive que montar uma pequena explicação sobre cada jogo da série além de explicar as nuances lindas do nosso astro da noite, Street Fighter II Super Turbo em  sua versão HD Remix. Vou começar com a velharia em nome da ordem cronológica. Quem quiser ver só a novidade, desça até o finalzinho.





Street Turbo Super qualquer coisa... tá, e daí?

Lançada em 1994 pela Capcom, essa Super Turbo foi a versão final de Street Fighter II. É exatamente por esse motivo que ela tem tantos "a mais" no nome (aliás, no Japão é ainda pior. Lá, esse game se chama "Super Street Fighter II X — Grand Master Challenge"). Para que fique mais fácil entender por que raios ela é tão importante, vamos fazer uma breve retrospectiva do que está acontecendo aqui, sim?




Street Fighter II - 1991
A continuação de Street Fighter, o primeirão de 1987, é o jogo que mais vendeu na história dos Street Fighters em todos os tempos. Acredite. Ele era bem limitado em relação ao que se tornou, mas na época foi revolucionário e abriu espaço para muitos jogos do gênero. Personagens jogáveis aqui eram apenas os já existentes Ryu e Ken, mais os novos Blanka, Guile, Chun-Li e Dhalsin (Sagat, o último chefe da primeira versão, aparecia, mas não era jogável. Tampouco podia escolher os novos chefes Balrog, Vega e M. Bison), não havia

nenhum tipo de super especial além dos golpes especiais padrão (Sonic Boom, Hadouken, Shoryuken e tal...). Tinha versões para Arcade, Snes, Genesis e também foi adaptado para o Master System, da brasileira TecToy. Detalhe, não era possível escolher o mesmo personagem no player 1 e no 2. Parece engraçado, mas só tiveram a ideia da cor diferente de roupa um ano mais tarde...



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(Párã párã parãm pãammm)

HERE COMES A NEW CHALLENGER!
Interrompo a cronologia nesse momento para esclarecer uma pequena confusão com os nomes dos vilões. Balrog, Vega e M. Bison. Não é lá muita novidade, maaaas...

Os nomes originais (Japoneses) dos personagens malvados tiveram que ser alterados. Reza a lenda que Mike Bison  foi inspirado em um atleta real (note a semelhança com Myke Tison), e com a possibilidade de ser processada ao levar o game para os EUA, e com a alegação que Vega não era um nome sonoro para o último chefe do jogo, a Capcom fez uma tremenda salada com os nomes desses três. Só Sagat saiu ileso dessa dança das cadeiras... Só pra constar, estou usando a nomenclatura americana ao longo de toda a postagem, sim?
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Street Fighter II - Champion Edition - 1992
E você achando que jogo só ficava ultrapassado rápido hoje em dia... Um ano depois, a Capcom solta uma versão com vários bugs corrigidos, algumas poucas modificações gráficas. O grande ganho de quem comprou esse ao invés da versão anterior é que, desta vez, os quatro personagens "chefe" da edição passada estão abertos para escolher. Aqui, finalmente possibilitam lutas entre personagens iguais, e, pra isso, aparecem as roupas (e até mesmo cor da pele, dependendo do personagem) em cores diferentes das originais.





Street Fighter Turbo (Hyper Fighting) - 1992
Cês tão de sacanagem... no mesmo ano??? Esse não muda muita coisa em relação ao Champion Edition. Aqui a velocidade de jogo aumenta um pouco, coisa que os fãs pediram, e alguns novos golpes são incluídos, como o Kikoken (aquela tentativa fail de hadouken) da Chun Li. Esse mundo de versões de SFII foi a alegria dos donos de fliperama e a tristeza suprema de quem comprava os cartuchos.





Super Street Fighert II - The New Chalengers - 1993
Aqui a coisa ficou bonita mesmo. A nova abertura com Ryu preparando um Hadouken já dá uma noção da melhoria que esse SUPER trouxe. Um processador muito mais poderoso (hahahahahaha! Ai, ai) foi implantado aqui, o que permitiu que o som ficasse melhor, que vários personagens fossem modificados (uns pra melhor, outros pra pior), o que deixou o jogo mais equilibrado e mais emocionante. A estética também mudou bastante (para a que se manteve na versão Super Turbo), com vários rostos redesenhados, como o de Ken, que ficou com a cara de garotão que ficou para sempre com ele depois disso, e seis cores diferentes para cada jogador (dizem que a sétima aparece quando você segura os três socos ou os três chutes, mas nunca deu certo comigo). Introduziram novos modos de jogo, como o Survival e o Tournament. A inteligência artificial também melhorou e matar o Bison ficou chato pra porra muito, o que deixou o jogo mais difícil. Dizem as más línguas que o lançamento dele foi apressado para que saísse antes do novíssimo game do estilo, Mortal Kombat, e por isso tinha vários bugs. O que me parece bastante ofuscado pelo fato de o jogo ter incluído, além de tudo que eu já disse, quatro novos personagens: o jamaicano Dee Jay, o honkonguês inspirado em Bruce Lee, Fei Long, a britânica Cammy e o índio americano gigante T. Hawk. (veja eles todos aqui).

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BONUS STAGE!

Antes de postar aqui, fiz todos os finais dessa versão do jogo e tirei mil prints. Pra não saturar muito mais a postagem, upei todas essas imagens aqui no meu twitpic. Quem quiser ver, corre lá =]



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Finalmente o 2 Turbo

Depois de tuuuuuuuuudo isso, em 1994, a Capcom lança a versão definitiva para SFII, o Super Street Fighter Turbo, o mais difícil da série. Esse, como eu disse antes, a estética da versão anterior, New Chalengers, foi mantida, mas muita coisa mudou na jogabilidade. Os personagens ficaram ainda mais balanceados e um personagem secreto foi incluído. Akuma (ou Gouki, como era no Japão), lutador com o mesmo estilo de Ryu e Ken, mas MUITO mais forte, aparecia caso sua campanha fosse acima da média (sem perder nenhum round, sem usar continues, usando muitos golpes especiais... tipo isso). Sem nome ou foto, o cara aparecia pra dar um cacete no Bison e vinha pra cima de você. (também é possível jogar com Akuma usando cheat, mas  o Akuma
jogável é violentamente mais fraco em relação ao que aparece para enfrentar o jogador que provoca sua aparição). Ali embaixo tem um vídeo pra vocês verem como esse personagem secreto que caiu nas graças do público é apelão. Aliás, esse foi um dos primeiros games a usar personagens secretos e lançou moda. Além disso, foi o pioneiro também com os Super Combos, uma série de movimentos especiais que só podiam ser usados em determinados momentos e podiam (ainda podem) decidir uma partida.




Com esse game, a Capcom consolidou pra sempre a série de luta mais famosa (me perdoem, fãs de KOF, Mortal Kombat, Tekken e afins) de todos os tempos. Street Fighter ainda teve muitas outras continuações (não percam a mais incrível versão: Street Fighter de Rodoviária), inclusive fora da ordem cronológica original da história, mas como estamos falando de Street II hoje, resolvi trazer uma grata surpresa que tive na Brasil Game Show desse ano: o remake (FINALMENTE) em 2D que fizeram pra última versão de SFII. Curtam as diferenças.





Super Street Fighter II HD Remix 



O que mudou?

Basicamente, o jogo foi redesenhado para melhorar os gráficos, mas sem desrespeitar as características clássicas da versão original de 1994. A UDON Entertainment fez a repaginação dos personagens, dos cenários, dos movimentos, golpes, especiais e tudo a que nós temos direito (inclusive dá pra jogar em modo HD, na tela gigante tamanha a qualidade =D), enquanto a OverClocked ReMix deu uma nova cara para as músicas tema do game. Sinceramente estranhei um pouco as músicas, especialmente a do Guile (que era assim e ficou assim). Não que tenha ficado ruim, mas a batida de algumas delas nos 16bits ficaram muito eternizadas, fica difícil pensar diferente... (a voz dele, em compensação, melhorou um trilhão por cento.)
O jogo também incluiu algumas cores novas para as roupas além das que já estavam disponíveis antes, até porque usamos mais botões hoje em dia, e ficou bem legal. Consertaram a dificuldade também. Pra quem não se lembra, Super SFII Turbo era muito difícil em qualquer dificuldade. Derrotar o primeiro oponente já era difícil, o terceiro então, nem se fala! Na nova versão, fácil é fácil, normal é normal e assim por diante. Akuma também está presente e pode ser selecionado pelo jogador, mas não de graça, tem que saber as manhas Quem compra essa versão de ponta, leva pra casa a versão original também. Dá pra alternar entre uma e outra sem prejuízo. Os produtores foram muito legais, porque dá pra jogar online e eles resolveram um dos grandes problemas para os jogadores mais sérios: não dá pra ver quem o outro escolheu antes de você ter escolhido, por isso, não precisa ficar parado esperando o adversário decidir para tentar tirar vantagem disso, o que gera uma luta mais justa. Ah! E redesenharam os finais de cada personagem também. Não cheguei a terminar nem uma vezinha quando joguei na Brasil Game Show porque sempre aparecia alguém pra me desafiar, mas não tenho dúvida de que ficou bom. Se essa abertura (o remake da abertura clássica de SSFII) foi descartada, imaginem o que foi usado...





Pra dar um gostinho do novo layout, vai olhando o que eu fiz especialmente para o post:

Como era:


E como ficou:




Pode falar, ficou lindo demais, né? Esse jogo é tão cativante que, mesmo tendo à disposição outros além dele, como o 3rd Stike Online Edition e o Street X Tekken, as pessoas que passaram  lá no estande da Capcom na BGS preferiam jogar esse remix de Street Fighter II. Numa feira enorme, cheia de gente diferente e com várias televisões enormes pra jogar SF, só se via telas com essa versão linda. Desculpa, gente, eu me apaixonei mesmo. Há anos esperava ansiosa pelo dia em que voltariam a valorizar os gráficos em 2D sem frescura e pisca-pisca, afinal, não gostei nem um pouco da nova cara que deram à série em Street Fighter IV... Enfim, dá uma olhada no gameplay e me dê razão, por favor.



Quem quiser comprar o download dessa belezinha, pode dar uma olhada aqui para Playstation3 e aqui para Xbox360. Já adianto que vale cada centavo investido. Tá lindo mesmo.