Armas laser no mundo real - Construa a sua própria passo a passo

ATL - Arma militar com tecnologia laser
Por Pedro Zambon
Até algum tempo as armas a laser poderiam ser consideradas um dos elementos mais clichês do universo da ficção científica, mas tecnologias recentes e até mesmo caseiras, transportaram esses estranhos dispositivos para o mundo real.

Desde H.G. Wells, as narrações de um estranho e destrutivo Raio de Calor que desintegrava seres humanos no famoso romance A Guerra dos Mundos já causava pavor nos leitores de 1898, ano de publicação da história.
Os Raios da Morte que permearam as ficções científicas e os filmes B à partir da década de 20, se tornaram uma realidade industrial na década de 60, se tornando o laser ( Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation - Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação). A partir daí, bastaram os phasers de Jornada nas Estrelas e os desintegradores (ou blasters) de Star Wars para popularizar de vez esses armamentos peculiares.


Realidade Militar



Mas o que para alguns é apenas loucura, já se tornou realidade militar para o exército dos EUA. Segundo a New Scientist um raio laser silencioso e extremamente preciso que atinge seus alvos com um forte calor a uma distância de até 20 km foi testado com sucesso a poucos meses atrás. O Advanced Tactical Laser (ATL) pode disparar a uma distância suficiente para que a aeronave (Hércules, de transporte militar) não seja sequer avistada, principalmente durante a noite quando a visibilidade é menor.


Outra arma semelhante também foi desenvolvida e testada pela empresa Raytheon, segundo informou o portal G1. O Laser Close-In Weapon System (CIWS) foi apresentado em uma feira aérea que aconteceu em Farnborough, na Inglaterra, com a demonstração de um pequeno avião não-tripulado sendo derrubado. A função do armamento seria se posicionar como última defesa anti-aérea, capaz de interceptar mísseis balísticos intercontinentais, utilizados para transportar ogivas nucleares.


Realidade Caseira


DIY Laser Gun - Mas quem pensa que armas laser ainda se limitam aos bilhões de dólares dos dispositivos militares de última geração, está enganado. Um amador chamado Patrik Priebe criou uma arma chamada DIY Laser Gun, que faz exatamente o que o nome sugere - disparas tiros laser. Um tiro da arma pode estourar balões, perfurar uma lâmina de plástico, um pedaço de isopor e até provocar queimaduras. Com 32 centímetros e 2 quilos, a arma portátil pode dar até 50 tiros de 1 MW com uma única carga de bateria. O criador do dispositivo faz réplicas apenas sob encomenda e de maneira restrita.



S3 Spyder III Ártico - Outro modelo, este comercial, é o S3 Spyder III Ártico. Custando $299,95 dólares o equipamento é o mais poderoso laser que você pode possuir legalmente nos EUA. Seu poder chega a mW 1000 e é capaz de fazer bons estragos e causar ferimentos consideráveis, recomendando-se não apontar o feixe de luz para animais e pessoas.



Crie a sua própria - Passo à passo

Se você não é amigo de Patrik Priebe, não é um militar que participa de testes com armas pioneiras nem possui 300 dólares para comprar sua própria arma, não se preocupe. O Comando Login traz para você um perigoso guia (não nos responsabilizamos) para você possuir a sua própria arma laser.

O guia está disponível no Intructables.com (em inglês e com bastante detalhes técnicos para uma montagem precisa).


Você vai precisar de:
  • 1 Drive de DVD-R
  • 1 Caneta laser (daquelas que são usadas em palestras)
  • 1 Lanterna pequena
  • Ferramentas básicas
  • Audácia
Modo de fazer (ilustrado no vídeo abaixo):

Remova do Drive de DVD o emissor de laser (diodo) cuidadosamente, pois a peça é muito frágil. Uma vez removida, retire o emissor de laser padrão da caneta laser e instale o diodo do DVD. Assimile esse dispositivo ao defletor de uma lanterna pequena e monte o dispositivo com duas pilhas AA. Seja responsável. Parabéns, você possui uma arma laser caseira.


Uma observação pertinente. Quem acha que vai sair desbravando a galáxia derretendo cérebros com essa arma caseira, não se iluda. A potência dessa arminha laser caseira vai no máximo estourar balões e acender fósforos...Mesmo assim não deixa de ser divertida.

Sejam prudentes, não aponte para nenhuma coisa viva (seja animal, humano ou extraterrestre).

0 devaneios:

Postar um comentário