Red Dead Redemption (PS3/X360) - Game de Ponta


Estrondoso sucesso da Rockstar, Red Dead Redemption é um jogo de ação no velho oeste feito para Playstation3 e Xbox360. Lançado em maio de 2010, o jogo conquistou cerca de 95% de aprovação de acordo com o Game Rankings e o Metacritic, além de uma extensa lista de prêmios, incluindo o de melhor jogo do ano (ganhando de outros títulos fantásticos como Call of Duty: Black Ops, Mass Efect 2 e Assassin's Creed: Brotherhood. Lembra muito GTA em vários sentidos, mas consegue ser ainda mais envolvente que o maior título entre os games de ação e mundo livre. É um daqueles jogos que você compra original sem nem chorar desconto e ainda sai feliz da loja. (esse post tem cenas de violência, sangue e gosma, mas não tem spoilers cretinos).

O jogo

Red Dead Redemption começa com a chegada de John Marston (no caso, você) a Armadillo, uma cidadezinha daquelas minúsculas com uma taverna, meia dúzia de lojas e uma delegacia. A história de Marston é desconhecida, e você só vai saber quem é ele e o que ele está fazendo em Armadillo depois de algumas missões. Logo na apresentação do jogo já dá pra sentir o clima da sociedade, vendo os diálogos das pessoas que estão com você no trem. (os jornais - sempre repare na última frase escrita neles. São cheats! - e uma salinha de cinema que exibe cartoons em Armadillo também proporcionam boas risadas com as características da época. Veja aqui um dos desenhinhos - impróprio para crianças - e entenda).
O que posso adiantar é que é emoção na certa e a melhor parte é o fim.


Red Dead Redemption, assim como em GTA, você não fica preso apenas às missões da história. As opções de vadiagem são muitas. É possível explorar todos os clichês do velho oeste, como participar de duelos, pular do trem para o cavalo e vice-versa, levar pessoas amarradas na sela (e colocá-las na linha do trem, se você for muito, muito sanguinário), apostar dinheiro em jogos como pokerblackjackliars dicehorseshoesbraço de ferro e até mesmo aquele jogo de acertar os vãos dos dedos com a faca. A Rockstar explorou até mesmo os clássicos cartazes de "Procurado - vivo ou morto" das histórias de faroeste. Você pode aceitar o desafio e caçar os bandidos procurados pela polícia.


Também é possível caçar animais (a imensa quantidade de animais que vão desde os passarinhos voando e aos coelhinhos fofos pulandinhos no chão até os ursos pardos que matam seu cavalo num tapa só), domar cavalos selvagens (temos uma seção só pra cavalos logo abaixo), caçar tesouros com mapas (e é difícil porque nunca tem nada escrito no mapa, é só o desenho de um lugar que você deve identificar de memória).


Todas as coisas que você resolve fazer podem influenciar na honra e na respeitabilidade de John Marston. Se você sair matando ou amarrando pessoas na rua, por exemplo, a polícia vai querer te pegar. Todos os crimes que você comete somam uma quantia à sua cabeça, ou seja, quando mais criminoso e ogro você for, menor será a sua honra e maior será a recompensa pela sua captura. Você pode escolher se vai ser um cowboy gente boa ou um fora-da-lei.



Também existe uma lista de roupas especiais que podem te dar vantagens (tem uma que deixa você trapacear no poker, por exemplo). Pra não dar problema com Spoiler, se você quiser ver as roupas todas, entre nesse link aqui e veja um vídeo com todas elas - não vou contar quem é o personagem que está usando, mas não é o nosso John Marston.

Dentro do Velho Oeste

Além da ótima jogabilidade, o game não deixa por menos quando o assunto é o visual. Pra quem tem uma televisão bacana e pode jogar usando o cabo HDMI, aí é que a coisa fica bonita mesmo. Somando os gráficos de qualidade às músicas, você se sente praticamente um cowboy de verdade.






A montaria


A Rockstar teve um cuidado especial com o principal meio de locomoção do jogo. Existem várias raças diferentes de cavalos selvagens espalhados pelo mapa, indo desde os mais bonitos e vistosos até os que parecem absurdamente doentes - no México tem até algumas mulas. Curiosamente, cada animal tem um temperamento único - alguns deles não param pertinho quando você assovia chamando, por exemplo. E sempre que você doma um cavalo selvagem, ele estará disponível para compra nas Stores das cidades (Mas o melhor cavalo do jogo não está em lugar nenhum. O War Horse só pode ser adquirido online. O pessoal do Gameshow falou sobre isso quando foi lançado, você pode conferir aqui). Só dá pra ter um cavalo de cada vez, mas tendo comprado os bichos você se livra do calvário que é ficar sem montaria nesse jogo. Nós separamos 4 cavalos especiais para mostrar aqui no Comando Login.


Na ordem da imagem, temos o amarelinho Kentucky Saddler, o preto American Standardbred e o branco Hungarian Half-bred. Existe uma conquista/troféu para o cowboy que conseguir domar os três, mas não é tão difícil, você só precisa saber onde achá-los.


O Kentucky será seu após uma missão que você fará com a Bonnie, ele é encontrado facilmente em Cholla Springs. O American só aparece em West Elizabeth, perto de onde você pode encontrar búfalos mais pro fim do jogo. Já o Hungarian fica em Nuevo Paraiso  (O México. Achei o meu ali perto de Diez Coronas). São cavalos normais do jogo, não exigem nada de especial. Dos quatro que separamos, o mais complicadinho é esse aí embaixo.


Essa belezinha é conhecida como Dark Horse. Não é por nada que o bicho tem essa aparência de cavalo de bandido. A única forma de consegui montar um Dark Horse é sendo um cidadão pouquíssimo honrado. Quando seu nível de honra for o menor possível, mate seu cavalo e assovie. Um Dark Horse aparecerá pra você na mesma hora (mas se a sua honra subir, ele te abandona). Ele não é rápido como os três ali em cima, mas, em compensação, não perde velocidade correndo fora das estradas, o que ajuda bastante em fugas e viagens pelo meio do nada. 


Além desses cavalos disponíveis no single player, ainda existem outras possibilidades pra quem joga online. No modo multiplayer, é possível montar touros, búfalos e até mesmo zebras. (mas lembre-se que pra isso você precisa ser rico ter um videogame original, não destravado e conectado à rede)


RDR Undead Nightmare


O Undead Nightmare é um pack de expansão para o Red Dead Redemption normal. É fácil de entender como funciona: some RDR com um bom e velho Resident Evil e você entenderá a magia do negócio. Os mesmo cenários do velho oeste com bem menos munição disponível, pessoas em perigo e uma horda de mortos vivos. Ou seja, é genial.

E não é só de matança de pessoas que vive esse game. O Undead Nightmare tem animais zumbis  chatos e sedentos por você. Os cavalos ficaram meio demoníacos (veja aqui os Cavalos especiais do apocalipse) e até mesmo um Pé Grande aparece no meio dessa bagunça. O teaser do jogo vai te ajudar a entender melhor.


RDR Gunslingers - a alternativa online

Red Dead Redemption é um jogo tão legal que fica difícil apontar problemas, mas ele tem um problema gritante. A Rockstar simplesmente não quis fazer a versão do jogo pra computador, ou seja, quem não tem um Xbox360 ou um Playstation3, ficou na mão. O máximo que tem disponível é esse joguinho no Facebook, que tá mais pra um jogo social do que pra quebradeira original de Red Dead Redemption. Não serve de consolo, mas é melhor que jogar Farmville, vai. Aqui tem o Link pro jogo pra você poder se divertir enquanto não compra um videogame poderoso.

Extra - Red Dead Revolver 

Red Dead Revolver foi lançado em 2004 para Playstation 2 e Xbox. É considerado o antecessor de Red Dead Redemption, apesar de não ter relação nenhuma com a história de Jonh Marston (reparem como esse cara lembra o Clint Eastwood) . Não teve nem de longe o sucesso estrondoso do seu sucessor (a nota média do Revolver, de acordo com o Game Rankings, é só um 7.5 mixuruca.), tanto que nem ficou tão famoso assim. Eu, particularmente, ainda não joguei, mas jogaria só por curiosidade, afinal, se esse jogo inspirou o Redemption, ele não deve ser tão horrível assim, né?