Making of Star Wars


Por detrás das guerras estelares, dos robôs, dos alienígenas, dos mundos criados e dos sabres de luz de Star Wars, encontra-se uma imensa e dedicada equipe que criou todos os efeitos especiais que, mesmo após 30 anos, encantam muita gente. Este post vem trazer dois making offs e imagens que desvendam o segredo por detrás de alguns deles.

“Episódio IV: Uma nova esperança” e um novo mundo cinematográfico

O inicio da saga Star Wars foi marcado por atrasos, problemas com o figurino e vários outros probleminhas, mas nada que impediu que o primeiro dos seis filmes da saga fosse lançado, marcando a história do cinema mundial.
Em 1977, como se pode imaginar, a computação gráfica não era uma alternativa para criar as criaturas e cenários do filme. Então, para revolucionar a forma como o cinema era e ainda é feito, George Lucas e toda a sua equipe desenvolveram fantasias, maquetes e várias técnicas de gravação e edição.
Pra quem não sabe, a Industrial Light & Magic (ILM) foi criada com o intuito de desenvolver os efeitos especiais desse filme, criando uma verdadeira industria mundial que movimenta milhões de dólares por ano.
R2D2 e C-3PO eram interpretados pelos atores Kenny Baker e Anthony Daniels e não eram simplesmente maquetes ou robôs controlados por controle remoto.
A técnica de Stop Motion também foi altamente explorada na gravação. Para ver algumas dessas técnicas trazemos alguns documentários e vídeos. Abaixo segue um vídeo (Em Inglês) falando sobre a criação de alguns dos efeitos do filme, principalmente sobre a criação da Estrela da Morte:


A partir daí, só foram sucessos e novas tecnologias de efeitos especiais criadas a cada filme. Abaixo seguem algumas fotos e vídeos dos bastidores da saga.


Abaixo um vídeo do Making of do Episódio 1, mostrando que a tecnologia avançada também é uma das marcas da segunda trilogia da saga: