O Guia do Mochileiro das Galáxias - O Jogo


Douglas Adams and Steve Meretzky


O universo criado por Douglas Adams e a complexidade e desafios que ele criou fazem com que seja praticamente obvia a criação de um jogo baseado nele. Apesar de um recente anúncio que um jogo está sendo desenvolvido, a muito tempo atrás já existia um puzzle muito interessante baseado no Guia do Mochileiro das Galáxias no ano de 1984.


Em uma época em que jogos da complexidade proposta não tinhas possibilidades de gráficos e som, o game precisava ter conteúdo bom o bastante para entreter um ser humano por mais de alguns minutos: apenas com texto!



Foi assim que surgiu um jogo de computador que você poderia controlar por digitação de comandos as ações de Arthur Dent e vencer os desafios propostos. O jogo, então, passava a responder aos seus comandos com um entendimento preciso de sua ação. Ou não. Aliás, geralmente não - as interpretações de texto não eram tão brilhantes e de possibilidades tão expansivas. Por isso você acaba se limitando ao que o jogo já pré-concebeu como ações possíveis e movimentos permitidos. No entanto os designers do jogo tiveram uma sacada genial - escreveram as respostas daquilo que não era concebido pelo sistema de comando de forma criativa o suficiente para entendê-lo de uma forma bem-humorada e divertida - e assim o próprio humor de Douglas Adams era reconhecido no game. 



Em resumo: um bom programador e um bom escritor gerando um bom jogo sem gráficos, em uma época que eles eram impossíveis, fazendo impossível alguém do século XXI conseguir jogá-lo até o fim. 

E assim Steve Meretzky da Infocom reunido com Douglas Adams criaram um jogo insano baseado em torno Guia do Mochileiro das Galáxias. O jogo de aventura, aliás, foi um sucesso - um dos melhores de sua época, vendendo cerca de 350.000 cópias. Isso em 1984, onde jogos de computador não possuiam um mercado muito consolidado. 



Mas então vieram os jogos com gráficos e, assim, a raça humana se esqueceu dos cerca de 500.000 anos de evolução da linguagem para preferir os jogos puramente gráficos em detrimento dos puramente de conteúdo.

Para resgatar esse jogo fabuloso das catacumbas dos games não-gráficos, a BBC recriou esses games com uma nova plataforma gráfica, mas mantendo o sistema de comandos. Ao invés daquela tela preta com escritos brancos e comandos a se digitar, um console com uma imagem. Compare, abaixo, as duas versões:


CLIQUE NAS IMAGENS PARA JOGAR

(Aos jogadores tupiniquins, uma má notícias: o jogo é em inglês. Retire da gaveta seu dicionário inglês-português e exercite ao máximo aqueles 5 anos de curso de inglês que sua mãe pagou e nunca te serviu pra nada afinal você matava aula e copiava a tarefa do amiguinho nerd)


Se você está sem paciência ou travou em alguma parte clique aqui para ver o detonado





0 devaneios:

Postar um comentário