Plataforma: PC
Desenvolvedora: Sierra
Ano: 1996
Em um futuro apocalíptico, uma raça de cruéis e sádicos alienígenas sequestra dois espécimes de guerreiros e os coloca pra batalhar até a morte, só por diversão. Atirando os combatentes em ambientes extremamente perigosos, o único intuito desses torturadores é tirar prazer da violência. Este podia ser o roteiro de um filme de ficção científica de baixo orçamento qualquer, mas estamos falando da premissa básica de um game: Hunter Hunted, da Sierra.
O jogo foi lançado em outubro de 1996, e representava uma tentativa da Sierra de se afastar um pouco dos adventures point-and-click que alavancaram a companhia ao longo dos anos (King's Quest, Quest for Glory, Gabriel Knight, entre outros). Para Hunter Hunted, a ideia foi investir em um platformer de tiro nos moldes de Out of This World e Flashback.
Caça e caçador
O primeiro diferencial do jogo está na possibilidade de escolha de personagem. De um lado, temos o terráqueo Jake, um lutador das ruas mal-encarado e bombado, armado até os dentes. Do outro, está o monstro Gareth Den, uma espécie de misto entre alienígena e minotauro, extremamente ágil e feroz.
A decisão é muito importante e faz toda a diferença na dinâmica do jogo. Ao optar por Jake, você vai depender principalmente de armamentos e táticas de cobertura, esquivando-se e escondendo-se sempre que possível. Já Gareth Den tem grandes habilidades para corrida e pulos, atravessando os cenários com muita velocidade, além de contar com força descomunal.
Não é só a caçada entre os dois oponentes que dá o tom em Hunter Hunted. Existe uma grande variedade de missões, que vão desde o embate clássico a desafios contra o tempo, passando por fases com listas de objetivos. Ambientados em ruínas e corredores labirínticos, os níveis são repletos de criaturas robóticas prontos pra tornar sua jornada um verdadeiro inferno.
O lado bom
O visual chega a impressionar (lembrando que é um jogo de 1996), com modelos 3D pré-renderizados, como no fantástico Killer Instinct. Apesar dos cenários bidimensionais com plataformas, existe um recurso de zoom dinâmico que confere profundidade aos ambientes e melhora a experiência de correr, pular e atirar. A trilha sonora também é interessante, composta por batidas eletrônicas com guitarras que ajudam a criar a tensão necessária.
As missões que envolvem o confronto direto entre Jake e Gareth são o ponto alto do game. Usar as vantagens de cada um ao mesmo tempo em que se aproveita das fraquezas do inimigo diverte e cria um clima frenético de constante perseguição. Os objetivos também oferecem bons momentos, algumas vezes contando até com quebra-cabeças desafiadores.
O lado péssimo
Hunter Hunted certamente tem suas virtudes, mas elas podem ser ofuscadas pela grande lista de defeitos. O mais gritante está na resolução do vídeo, impedindo que a janela do jogo seja maximizada sem grande perda de qualidade e queda considerável do framerate. SIM, ISSO MESMO, VOCÊ TEM QUE JOGAR EM JANELA MINIMIZADA! É extremamente frustrante, e faz com que você se sinta jogando Paciência ou Free Cell. O pior é imaginar que a causa disso é possivelmente um descuido da programação. Inadmissível para o monstro de companhia que a Sierra era nos anos 90.
Em termos de gameplay, o grande problema do jogo está na repetição exaustiva dos conceitos das missões. Depois da quarta ou quinta fase, você já está cansado de cumprir as mesmas tarefas em cenários semelhantes. A ausência de recursos de multiplayer online também desanima, sendo possível apenas jogar no mesmo PC em tela dividida (uma experiência frequentemente decepcionante).
Não posso deixar de mencionar que o design dos inimigos robóticos básicos de cada nível é, no mínimo, decepcionante. Durante vários momentos, você vai se sentir batalhando contra um esquadrão de batedeiras voadoras e aspiradores de pó mortíferos. Nada ameaçador.
Sim ou não?
A conclusão triste é a de que Hunter Hunted foi uma bela ideia inicial arruinada por problemas e decisões erradas na produção. As intenções da Sierra de diferenciá-lo do resto dos seus jogos são louváveis, mas não se concretizam integralmente.
Salvo em poucos momentos onde você pode realmente se sentir no meio da tensão e calor da perseguição desenfreada, verdadeira sessão de caça entre Jake e Gareth Den, o game é fraco e entediante. No entanto, é importante ressaltar que o produto oferece características técnicas surpreendentes, se levada em conta a época de seu lançamento. Indico apenas para os fãs incondicionais do gênero de tiro em plataformas.
Desenvolvedora: Sierra
Ano: 1996
Em um futuro apocalíptico, uma raça de cruéis e sádicos alienígenas sequestra dois espécimes de guerreiros e os coloca pra batalhar até a morte, só por diversão. Atirando os combatentes em ambientes extremamente perigosos, o único intuito desses torturadores é tirar prazer da violência. Este podia ser o roteiro de um filme de ficção científica de baixo orçamento qualquer, mas estamos falando da premissa básica de um game: Hunter Hunted, da Sierra.
O jogo foi lançado em outubro de 1996, e representava uma tentativa da Sierra de se afastar um pouco dos adventures point-and-click que alavancaram a companhia ao longo dos anos (King's Quest, Quest for Glory, Gabriel Knight, entre outros). Para Hunter Hunted, a ideia foi investir em um platformer de tiro nos moldes de Out of This World e Flashback.
Caça e caçador
O primeiro diferencial do jogo está na possibilidade de escolha de personagem. De um lado, temos o terráqueo Jake, um lutador das ruas mal-encarado e bombado, armado até os dentes. Do outro, está o monstro Gareth Den, uma espécie de misto entre alienígena e minotauro, extremamente ágil e feroz.
A decisão é muito importante e faz toda a diferença na dinâmica do jogo. Ao optar por Jake, você vai depender principalmente de armamentos e táticas de cobertura, esquivando-se e escondendo-se sempre que possível. Já Gareth Den tem grandes habilidades para corrida e pulos, atravessando os cenários com muita velocidade, além de contar com força descomunal.
Não é só a caçada entre os dois oponentes que dá o tom em Hunter Hunted. Existe uma grande variedade de missões, que vão desde o embate clássico a desafios contra o tempo, passando por fases com listas de objetivos. Ambientados em ruínas e corredores labirínticos, os níveis são repletos de criaturas robóticas prontos pra tornar sua jornada um verdadeiro inferno.
Jake está em maus lençóis enfrentando um pedaço de artilharia pesada |
O lado bom
Multiplayer? Só se for com a tela dividida |
As missões que envolvem o confronto direto entre Jake e Gareth são o ponto alto do game. Usar as vantagens de cada um ao mesmo tempo em que se aproveita das fraquezas do inimigo diverte e cria um clima frenético de constante perseguição. Os objetivos também oferecem bons momentos, algumas vezes contando até com quebra-cabeças desafiadores.
O lado péssimo
Hunter Hunted certamente tem suas virtudes, mas elas podem ser ofuscadas pela grande lista de defeitos. O mais gritante está na resolução do vídeo, impedindo que a janela do jogo seja maximizada sem grande perda de qualidade e queda considerável do framerate. SIM, ISSO MESMO, VOCÊ TEM QUE JOGAR EM JANELA MINIMIZADA! É extremamente frustrante, e faz com que você se sinta jogando Paciência ou Free Cell. O pior é imaginar que a causa disso é possivelmente um descuido da programação. Inadmissível para o monstro de companhia que a Sierra era nos anos 90.
Em termos de gameplay, o grande problema do jogo está na repetição exaustiva dos conceitos das missões. Depois da quarta ou quinta fase, você já está cansado de cumprir as mesmas tarefas em cenários semelhantes. A ausência de recursos de multiplayer online também desanima, sendo possível apenas jogar no mesmo PC em tela dividida (uma experiência frequentemente decepcionante).
Não posso deixar de mencionar que o design dos inimigos robóticos básicos de cada nível é, no mínimo, decepcionante. Durante vários momentos, você vai se sentir batalhando contra um esquadrão de batedeiras voadoras e aspiradores de pó mortíferos. Nada ameaçador.
Sim ou não?
A conclusão triste é a de que Hunter Hunted foi uma bela ideia inicial arruinada por problemas e decisões erradas na produção. As intenções da Sierra de diferenciá-lo do resto dos seus jogos são louváveis, mas não se concretizam integralmente.
Salvo em poucos momentos onde você pode realmente se sentir no meio da tensão e calor da perseguição desenfreada, verdadeira sessão de caça entre Jake e Gareth Den, o game é fraco e entediante. No entanto, é importante ressaltar que o produto oferece características técnicas surpreendentes, se levada em conta a época de seu lançamento. Indico apenas para os fãs incondicionais do gênero de tiro em plataformas.
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