Mega Man é uma espécie de clássico que não ficou esquecido. O game Flashback orgulhosamente apresenta cada versão da série e os destaques de cada uma. Ainda vou mostrar algumas dicas e truques pra ser um jogador esperto com esse game histórico (inclusive indicar lugares onde ver ordem de chefes, como fazer Hadouken, ficar dourado...essas coisas.). Por que Mega Man? Bom, 25 anos depois daquela primeira imagem de cover horrível versão para Nintendo, o robozinho azul volta às origens em um novo game gratuito com cara de 8 bits. Hoje, vou desde o primeiro jogo da série até o novíssimo Street Fighter X Mega Man! (que está imperdível, diga-se de passagem)
Nos idos de 1987, a Capcom lançou o primeiro jogo desse rapazinho. O sucesso da série é incontestável, foram mais de 50 jogos lançados desde então, para muitos consoles diferentes, portáteis e PC, o que faz de Mega Man (Rockman no Japão) a série mais produtiva dentre todas as da Capcom, superando títulos como Street Fighter, Final Fight e Resident Evil (e de longe). Apesar disso, o mais vendido entre os Mega Mans é apenas o 21º na lista de best sellers da empresa. Talvez por isso a série tenha ficado um pouco abandonada (parece que a Capcom nem liga pro menino, coitado. Ele andava super sumido, cancelaram jogos dele e nem nos crossovers tipo Marvel x Capcom ele apareceu mais...), mas aparentemente está voltando à vida, e no seu primeiro formato: os 8 bits.
Bom, não vamos enrolar mais, né? Feliz aniversário, Mega Man!
Bom, não vamos enrolar mais, né? Feliz aniversário, Mega Man!
Na verdade, cada Mega Man tem sua história específica (jura?), mas pra entender no geral, é mais ou menos assim: dois cientistas super bonzões da robótica, Dr Thomas Light e Dr Albert Wily (claras referências a Thomas Edison e Albert Einstein)
eram amigos e estavam criando uma nova geração de robôs. Dr Wily achou que os robôs poderiam ser uma arma muito poderosa para quem os controlasse. Ele basicamente resolve dominar o mundo e conta para seu amigo Light, mas eles não concordam (good guy Light). Wily, então, rouba o projeto no qual Light estava trabalhando, o Protoman (Blues na versão Japonesa) e foge. Dr Light deixa quieto e constrói Rock e Roll (hahahaha!), um para ajudar no laboratório e outro para ajudar com tarefas domésticas. Quando Dr Wily põe em prática seus planos de dominação mundial com seus robôs, Rock pede para ser transformado em robô de batalha para detê-lo, e assim surge Rockman, o nosso Mega Man. O resto é Wily tentando dominar o mundo e você, Mega Man, impedindo a cada jogo da série. Muitos robôs aparecem ao longo dos games, alguns deles marcantes, como Zero (o robô muito mais forte e legal que apareceu pela primeira vez na série X, e ganhou seu próprio game em Mega Man Zero), Bass (Forte no original japonês, é um robô com as mesmas habilidades de Mega Man, só que melhor e ao invés de um cachorrinho vermelho fofo, ele tem um lobo roxo como companheiro) e o próprio Protoman, claro.
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Light, criador de Megaman, e Willy, maluco dominador mundial |
Mega Man é uma série majoritariamente em 2D (o de Nintendo 64 era 3D), tipo plataforma mesmo. Um arcade daqueles mate todos na tela e siga em frente até o chefe da fase, como um beat them up, mas com tiros, robôs e um nível de dificuldade absurdo, dependendo do game, claro. Nos games, você é o robô azul que dá nome à série, que tem um canhão no braço direito e tem a habilidade de absorver o poder dos chefes que vence. adquirindo um tipo diferente de tiro. A movimentação é simples nos primeiros games, apenas andar e pular, mas vai evoluindo, ganha uma espécie de escorregadinha pra frente (no terceiro jogo para Nintendinho), a possibilidade de usar um robô cachorro chamado Rush em forma de jet para voar, usá-lo como nova armadura e poder dar uma espécie de segundo pulo com um foguetinho, dar um pequeno dash pra frente, escorregar pelas paredes... tudo depende do game em questão, mas a lógica universal é única. Mega Man ganhou várias séries diferentes, nas quais tinha poderes diferentes também, que variavam desde encontrar um novo tipo de armadura em cabines até a adquirir a habilidade de usar a espada de Zero, mas continuava sendo um game de aventura com um nível de dificuldade maior do que o pessoal gosta hoje em dia.
As séries
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Essa é a original e a mais querida entre a população mundial que teve um Nintendinho. A história é basicamente a que eu contei lá em cima, com Dr. Wily sendo o vilão (que pode ter esquecido as levantadinhas de sobrancelha que ele dava quando chegava pra te comer na porrada). Vou falar carinhosamente sobre elas mais pra baixo, uma por uma, até porque elas merecem mais amor (8 bits é só com amor mesmo, né?). Pra ter uma noção, nos dois primeiros jogos dessa série, os dois botões do contole de NES foram levados muito a sério: Mega Man só pula e atira. Mais nada. A simplicidade, apesar disso, não é uma coisa ruim e não tornava o jogo fácil, muito pelo contrário, ele é dos mais complicados de zerar, principalmente se você não tem as malícias dele. Mega Man tem uma característica clássica que perdura em todas as séries dele: quando se mata um chefe de fase, o poder dele é absorvido. Mega Man ganha um novo tipo de tiro que será mais forte contra alguns personagens e chefes do jogo. Do primeiro ao sexto, foram feitos em 8 bits para Nintendo, o sétimo título veio para Super Nintendo, mas manteve a jogabilidade simples, apesar de ter muito mais recursos. Mega Man 8 era de Playstation, e tinha gráficos bem mais coloridos, mas eu não gostava muito, particularmente. Depois disso, acreditem se quiserem, o visual 8 bits voltou nas versões seguintes e ficou. Quem quiser saber detalhes sobre cada game dessa série, pode dar um pulo no nosso outro post, os 10 jogos originais de Mega Man :D
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Mega Man X
A série X se passar muito tempo depois da original, Dr. Light e Dr. Wily já morreram, os vilões são os Mavericks, robôs que começaram a causar o caos. Para controlar a situação, um grupo de robôs super bonzões é criado (entre eles o nosso Zero) e seu líder é Sigma. Com o tempo, Sigma se desvia de sua meta e se torna um Maverick. Quem tem que derrotar esse cara? Você, claro. Mega Man X tem 11 games e é a série em que as coisas começam a ficar feias. Antes, eles deixavam os E Tanks em pontos da fase que dava pra ver, pelo menos, agora resolveram esconder tudo. Aqui, você controla X, o robô super poderoso que Dr. Light fez quando ainda era vivo. Quando criou essa versão de Mega Man, o velhinho achou que ele era forte demais e encerrou o poder dele em uma cabine. E essa coisa de cabines está muito presente no jogo. Existe uma armadura especial para X, dividida em cabeça, corpo, braços e pés, que está escondida nas fases. Aqui, Rush não aparece mais, os carregadores substituíram os E Tanks (são 4 e se enchem sempre que você pega uma energia quando a sua está cheia), e a escorregadinha é substituída por um dash muito útil. Mega Man agora também escala paredes, porque é capaz de escorregar por elas. Além disso tudo, pode aumentar sua energia se encontrar os "corações" escondidos pelas fases e também consegue dar tiros carregados dos poderes que adquire nos chefes (quando tem a parte da mãozinha da armadura especial).
Nessa série, também existiam cabines escondidas que davam poderes especiais, como soltar um Hadouken, um Shoryuken, ter armadura durada, negra, coisas assim... E era bem difícil descobrir tudo isso na raça. Para se ter uma noção, o Hadouken de Mega Man X se conseguia assim: se você tem todos os power ups e derrotou todos os chefes, deve entrar na fase do Armored Armadillo e usar o último carrinho da mina (o terceiro) para saltar
Mega Man Zero
É a terceira parte da história que começou no Nintendinho e continuou na série X. Foi lançada em 2002 para Gameboy Advance. Separei ela dos jogos pra portáteis (estão logo abaixo da maior pérola
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Mega Man Legends / Mega Man 64
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Mega Man X: Command Mission
Já pensou em Mega Man numa versão RPG de turnos? Parece meio maluco, mas é exatamente a proposta desse game de Playstation 2 e Gamecube. A história é aquela coisa repetitiva de sempre.
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Mega Man diferente
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Versões para Portáteis
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4 Dicas para nunca ser enganado por Mega Man
Não me atrevo a querer dar dicas pra todos esses jogos. Acredite, é coisa pra caramba, Mega Man é uma série daquele tipo que tem coisas escondidas em cada canto, até embaixo da terra. (é sério, tem como cavar...). Como fica muito complicado (e mais longo do que já está =]) falar onde está tudo em todos eles, ao invés de dar o peixe controle, vou ensinar a jogar. E você, enfezadinho do oceano que quer todas as respostas prontas, fique calmo. Se você não quiser achar os segredos por conta própria, olhe aqui nesse site que ele te conta onde e como se faz tudo. Eu acho muito mais legal e sangue no zóio procurar, mas é sua escolha.
O jogo difícil pode ficar muito fácil
Essa é uma dica para iniciantes MUITO no começo. Todo mundo que jogava essa série sabe que, se você seguir a ordem correta de fases, fica tudo muito mais fácil. O chefes de cada stage são sempre vulneráveis a um poder específico conseguido em outro chefe. A dica aqui é começar (o primeiro tem que ser na raça mesmo) no que seja mais fácil com seu tirinho normal e depois ir de chefe em chefe sempre usando a arma que é seu ponto fraco. Na minha época (não sou tão velha assim, ok?), você precisava descobrir isso na raça mesmo. Como eu sou muito legal, contei a ordem dos chefes em cada Mega Man lá em cima, mas quem quiser ver a ordem de outros games da série (ou ver as fraquezas dos chefões) pode procurar aqui, ó.
A gente nunca sabe quando vai ter uma maracutaia dessas. Nos jogos que é possível descer escorregando pelas paredes com os pés, sempre que tiver um buraco mais alto, tente descer um pouco para ver se tem alguma coisa. A câmera acompanha o seu movimento se o buraco for desses filhos da p traquinas que tem coisas boas escondidas. Nos Mega Man que ele apenas escorrega, a lógica é parecida. Isso sem contar que à partir das versões de Super Nintendo, ficou muito comum a existência de paredes falsas e que quebram, queimam ou mudam de lugar...
Mesmo que pareça que não dá, muitas vezes dá. Em vários Mega Mans (especialmente os da série X) tem updates de armadura escondidos pelas fases, carregadores de energia, enfim, itens que facilitam a sua vida. Alguns desses itens podem ajudar a pular mais alto, ou correr, saltar à frente, dar um impulso no ar... esses clichês que a gente adora nos videogames. A dica aqui é ficar de olho em todos os cantinhos que estejam diferentes. No caso dessa imagem de Mega Man X (SNES), esse cantinho da parede de cima, à esquerda, é feito de blocos que são destruídos quando você escorrega por eles usando as botinhas da armadura especial (conseguida nas cabines espalhadas pelas fases). Para conseguir pular ali é meio sofrido, dá pra pular na raça com dash, mas ajuda se você já tiver a parte do braço da armadura (que deixa carregar os poderes conseguidos nos chefes) e o poder de fogo (que você consegue derrotando o Mamute, chefe dessa mesma fase).
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Essa parte de cima é outro caso, o de pular com tudo para encontrar uma parede que tinha potencial de ter coisas, mas não te deixava subir no nível dela. Muitas vezes é um faith jump meeeesmo, principalmente em na série X, que não tem o cão robô Rush em forma de Jet pra salvar a pátria.
Munição de Megaman = Bombril
O trocadilho é meio ruim, mas é verdade. A maioria das armas especiais é mais versátil do que parece. Muitas vezes, além de ajudarem com os chefes, elas podem ter efeitos sobre o cenário que te levam a lugares com coisas boas. Tiros de gelo congelam lava (ah vá), bumerangues podem pegar coisas que parecem inalcançáveis, fogo pode incendiar coisas, mísseis podem explodir ou carregar o Mega Man pelo ar, e tiros elétricos, como o da imagem acima, de Mega Man 7, podem ligar coisas ou iluminar o caminho. Usar a lógica pode ajudar muito nesses casos, e tentar nunca é demais em Mega Man.
Pra finalizar com os Mega Mans e adicionar um imperdível e um fácil de jogar (mesmo pra quem não tem consoles, portáteis ou um PC bom), aí vão as duas cerejas desse bolo.
Street Fighter X Megaman
Essa coisa mais linda do mundo foi lançada no dia 17 de dezembro e está disponível para download gratuito no site da Capcom-Unity. Foi desenvolvido por um fã de Singapura (onde?), e oficialmente disponibilizada para download para comemorar os 25 anos de Mega Man. Não tem segredo nenhum, é exatamente o que parece: Mega Man lutando contra os personagens de Street Fighter, mas não em estilo joguinho de luta, em estilo Mega Man 8 bits do Nintendinho. Uma fase difícil, cheia de bichinhos, espinhos, buracões e segredinhos precede a luta contra o chefe. Olha aí embaixo quem eles escolheram para ser os representantes do jogo de luta mais vendido do universo. Chun Li, Crimson
Viper, Dhalsim, Blanka, Rose, Rolento, Urien, e Ryu são os chefes de cada fase, e se completa o time de adversários como esperado, com Balrog, Vega e M. Bison. Além deles, também tem Dan, que não é um personagem jogável (ele aparece para você testar seus novos poderes, haha!) Senti falta do Sagat, mas não dá pra reclamar. O jogo ficou bem legal, super a cara de Mega Man mesmo, mas sem trair as tradições de Street Fighter. Os chefes têm duas barras de energia, a de vida e a de especial [!!], conforme você bate no chefe, ele acumula energia e pode soltar o especial em você a qualquer momento, tornando o jogo ainda mais especial. Além desse povo todo, tem um HERE COMES A NEW CHALLENGER possível também, que, obviamente, é o Akuma (veja a participação dele nesse vídeo). Pra jogar contra Akuma, não pode usar nenhum continue, ter pelo menos 4 perfects contra os chefes e derrotar Bison, mas Akuma começa com o poder especial carregado (que é o Shun Goku Satsu, claro).
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Nunca achei que teria ataques de fofura olhando pro Dan... |
A ordem dos chefes é fácil, é exatamente a que eu disse ali em cima, o chutinho que Mega Man ganha de Chun Li serve para acabar com C. Viper, o laser dela facilita derrotar o Dhalsin, derrotando o mestre indiano, você ganha o Yoga Inferno ali de cima, que serve pra queimar o Blanka, do nosso representante brasileiro você ganha uma melancia. É, então, seu canhão cospe uma melancia que pode ser empurrada, chutada ou ajudar a dar um pulão alto. De melanciadas se mata Rose, que dá um poder que deixa duas bolinhas de energia circundando Mega Man, e podem ser atiradas também. Elas servem pra destruir Rolento, que dá granadas para matar Urien, e com os poderes do nosso
peladinho de Street Fighter III, você pega Ryu. Por fim, o hadouken ajuda com Chun Li. Eu comecei tanto pelo Ryu, quanto pela Chun Li. Achei mais fácil derrotar o Ryu com o tiro inicial, mas dá pra começar por outros também. Vai de você. Os tiros especiais ajudam nos chefões maiores também. Balrog usei as Rolento's grenades, pro Vega distribuí os chutinhos que aprendi ao derrotar a Chun li e no M. Bison, usei o laser da C. Viper. Aliás, o laser dela é bem útil nas fases também. Ele mata os bichinhos bem rápido. Pra quem se interessou, é bem levinho e fácil de baixar, não precisa instalar, funciona sim com aquele seu joystick pra PC e é bem divertido. Quem ainda está e dúvida, dá uma olhada nesse trailer esperto aí embaixo.
Super Mario X Over
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