Os heróis mais poderosos da Terra

Ok, acho legal avisar antes de qualquer coisa que Vingadores, da Marvel, é o que me fez me tornar este rapaz socialmente bem-sucedido (aham) e se hoje faço parte do seleto (...) grupo de colunistas do Comando Login, é graças a eles. Ou seja, tudo começou, anos atrás, quando ganhei um bonequinho do Capitão América. Logo, VINGADORES É A COISA MAIS AWESOME JÁ FEITA POR UM SER HUMANO e eu chorei galões de felicidade quando a linda chefa da editoria de Pizza me ‘encomendou’ esse texto. 

Agora, um pouco mais contido, vou explicar o contexto desse post.

***

Avengers #1
A primeira aparição de The Avengers nos quadrinhos foi em setembro de 1963, ou seja, cinquenta aninhos atrás. A Marvel precisava responder à altura o pessoal da DC Comics, que desde 1960 tinha formado a Liga da Justiça. Na verdade, antes dos Vingadores, houve o Quarteto Fantástico, e, no mesmo mês de setembro de 1963, os X-Men. A diferença é que esses eram grupos formados por heróis novos, enquanto a Liga da Justiça era composta por heróis como Batman, Superman, Aquaman e Mulher Maravilha, já consagrados em suas “carreiras solo”.
 
Então alguém teve a brilhante ideia: vamos juntar os heróis mais fodas poderosos do mundo. Os membros fundadores foram Hulk, Vespa, Thor, Homem de Ferro e Homem Formiga. O primeiro “convidado” foi o Capitão América, descongelado e integrado para readaptação, já que algumas décadas haviam se passado desde seu congelamento. Obviamente, o Capitão América chegou chegando e passou a comandar as ações táticas do grupo, embora a liderança oficialmente já tenha estado na mão de vários heróis em várias missões diferentes.


Formação original dos Avengers nos quadrinhos
Hoje, The Avengers se consagrou como uma das maiores ligas de heróis de todas e teve publicações ininterruptas até os dias de hoje.

Temática: relacionamentos e conviver com as diferenças

Além de muita ação, lutas contra vilões (e às vezes até mesmo entre os heróis) e tudo que a gente já se acostumou a ver em quadrinhos de heróis, os Vingadores se propõe como uma analogia antropológica, reunindo, ~~quase sempre~~ pacificamente, humanos, super humanos, mutantes, vilões reformados, robôs e seres sobrenaturais, e é muito frequente na série o surgimento de problemas de relacionamento entre os integrantes da equipe, que precisam controlar sua vaidade e suas opiniões e culturas diferentes o tempo todo. Vários conflitos entre eles surgem, inclusive gerando a saga “The Avengers:  Civil War”, na qual o governo dos EUA cria uma lei de “registro de super heróis”, causando uma divisão entre aqueles que eram a favor e contra a ação governamental. Doidera pura!

Homem de Ferro Hipster (achei no Google e precisava colocar)
Vingadores Alternativos

Não, não são Vingadores hipsters que ficam ouvindo Foster The People na Mansão dos Avengers (embora reconheça que isso seria curioso, no mínimo).
 
Os Vingadores Alternativos são grupos paralelos aos Avengers criados no Universo Marvel. Por exemplo, você sabia que existia um grupo de heróis chamado “Vingadores da Costa-Oeste”? Sim, houve uma época em que, pelos mais variados motivos, os Vingadores estavam crescendo e viraram uma espécie de “rede de super heróis”. Na Costa Oeste, alguns dos integrantes eram, inclusive, o Homem de Ferro, o Gavião Arqueiro e o Coisa do Quarteto Fantástico. 

Eles levaram tão a sério essa coisa de filiais que a Marvel criou um outro grupo, na região central dos EUA, os “Great-Lakes Avengers”. O mais engraçado é que eles foram obrigados pelos Vingadores originais (liderados pelo Gavião Arqueiro e pela Fundação Maria Stark) a trocarem de nome, provavelmente algo relacionado aos registros e direitos autorais, sei lá.

Além desses, houve outros grupos, como os Novos Avengers e até os Vingadores Sombrios, liderados por ninguém menos que Norman Osborn, conhecido no mundo artístico dos vilões como Duende Verde.

O filme de 2012

Obviamente, não dá pra fazer um texto sem falar da última produção cinematográfica dos Vingadores, o filme lançado em 2012. A Marvel bolou um plano de apresentar seus principais heróis em “filmes solo”, começando com o Homem de Ferro e o Hulk, em 2008, e depois com o Capitão América e o Thor. E deu muito certo!


Depois de armado todo o cenário, o filme "The Avengers" foi lançado e bateu recordes de bilheteria no mundo todo, integrando qualquer lista de maiores bilheterias e arrecadação entre as três primeiras posições.

A adaptação, que tem como vilão o deus asgardiano Loki, fez tanto sucesso que vai voltar às telonas em 2015. Mas, antes disso, a Marvel quer lançar mais alguns filmes para contextualizar o segundo filme dos Vingadores. O primeiro deles já foi lançado, e foi Homem de Ferro 3. Os próximos filmes confirmados são Thor: O Mundo Sombrio, que vai ser lançado ainda em 2013; e Capitão América 2: O Soldado Invernal, seguido por Guardiões da Galáxia, esses dois últimos com lançamento em 2014. Aí, finalmente, em 2015, The Avengers 2.



Agora que você já assitiu o trailer do próximo Thor e está no clima, vamos revelar mais alguns projetos da Marvel: ainda em 2015, está confirmado o lançamento do filme do Homem Formiga, mas ele deverá marcar o início da fase três da Marvel. Porém, isso é tudo que sabemos. A Marvel tem mais dois filmes agendados, mas ainda não revelou quem serão os heróis.

***

Resumidamente, os Vingadores são uma mistura de humanos, ex-heróis de guerra, super humanos, seres mecânicos, deuses e seres sobrenaturais e mutantes, com um nome muito daora, e que têm como missão proteger a Terra. Ou seja, awesome.

No próximo post (do nosso querido Coxinha, a.k.a Fávio de Santana Barreto), sobre os X-Men, você percebe que o outro super grupo do Universo Marvel também é incrivelmente foda daora. Mas, como é possível perceber (apesar da minha personalidade contida e discreta), sou Avengers de coração.

Mas pra vocês aí, quem é melhor? The Avengers? Os X-Men? A Liga da Justiça? O Quarteto Fantástico? O time de basquete do Pernalonga em Space Jam? Deixe a sua opinião!

To be continued...

0 devaneios:

Postar um comentário