Só quem lida com edição de vídeo, sabe o trampo que é achar um bom programa gratuito que atenda a todas as suas necessidades. Avaliar todos os plugins e opções de efeitos, além de encontrar um software que não pese em seu PC, não é nada fácil. Para facilitar essa árdua tarefa, nós do Comando Login resolvemos te ajudar!
No Acesso Remoto dessa semana, Avaliamos os 4 softwares mais utilizados: VirtualDub, Windows Movie Maker, AVI ReComp e VideoSpin.
VirtualDub:
O programa, que está na versão 1.9.11 Build 32842, não é exatamente um editor de vídeo, e sim um excelente pré-processador de vídeos em AVI e MPEG.
Mas fácil de usar do que outros editores, ele possibilita adicionar diversos efeitos e fazer ajustes de compressão áudio e vídeo.
Além dos já existentes (como sharpen, blur e embass) novos efeitos podem ser adicionados através de plug-ins.
Além dos já existentes (como sharpen, blur e embass) novos efeitos podem ser adicionados através de plug-ins.
Vale resaltar que, embora ele abra arquivos MPEG, ele só salva em AVI. Também permite salvar filmes em sequência de imagens.
A conversão para outros formatos de frame rate (número de frames por segundo) também é uma tarefa facilmente realizada pelo programa.
O VirtualDub não possui instalador, então o usuário tem que descompactá-lo em uma pasta dentro do "Arquivos de Programas" e criar um atalho manualmente.
Windows Movie Maker 2:
O velho conhecido editor de vídeo da Microsoft se renova com um pacote de diversos arquivos, com mais opções de efeitos de som, imagens paralisadas, efeitos de vídeo e muito mais.
Programa padrão do Windows, ele pode até não ser o mais recomendado para a edição e criação de vídeos, mas quebra bem o galho. Com ele é possível adiconar os filtros mais comuns e efeitos de transição a seus vídeos.
Uma grande falha do pacote de expansão do Movie Maker é que ele só é suportado pelo Windows XP.
AVI ReComp:
O software suporta ajustes em vídeos no formato AVI, epor ser tão especifico, é bem fácil de usar.
Com ele você consegue, dentre outras funções, colocar legendas, alterar o tamanho, modificar as configurações de áudio e colocar uma logos em seus vídeos.
Um aspecto negativo do programa é o fato de que ele só permite salvar os vídeos no formato AVI.
VideoSpin:
é um editor de vídeos que funciona num sistema não-linear, o que o torna muito simples e prático de usar.
A timeline semelhante à de editores profissionais do VideoSpin permite que sejam feitas montagens de vários materiais em um só.
Com ele também é possível adicionar efeitos de transição, músicas, efeitos sonoros (até duas faixas de áudio diferentes) e qualquer tipo de texto.
Ele suporta diversos formatos de vídeo e também grava vídeos em AVI, MPEG, DivX, WMV, Real Media e AAC.
Outra opção interessante que o programa oferece é a de upload direto para a sua conta do YouTube ou do Yahoo! Videos.
Agora é só escolher seu editor e começar a brincar de diretor de cinema!