Game Flashback - Streets of Rage




Streets of Rage é um dos títulos de maior sucesso da SEGA. Lançado em 1991 para fazer frente à série Final Fight (da Capcom para Super Nintendo), SOR foi um dos games mais jogados do Megadrive, junto com Sonic. Um daqueles bons e velhos jogos no estilo Beat'em up ou seja, ande por aí e bata em todo mundo para salvar o universo desses malditos que fazem rodinha em você derrote todos os inimigos que aparecerem pela frente. Dá pra perder um tempão jogando essa belezinha aqui. (Cuidado, esse jogo vicia)

Quer ler isso ouvindo a música do jogo? É só clicar ali embaixo e vamos que vamos ^^










Em Streets of Rage (1991), o objetivo era derrotar a organização criminosa montada por Mr. X, o último chefe. Na continuação, SOR2 (1993), Adam é sequestrado e você precisa desmantelar mais uma vez a organização criminosa da cidade. Na terceira edição do jogo (1994/95), pelo primeira vez, é possível fazer finais diferentes (mas isso era obviamente muito menos importante e interessante do que a pancadaria quando você jogava, claro).


Cada versão de SOR é diferente da outra nos gráficos, nos golpes de cada personagem e na jogabilidade - correr, usar armas e conseguir dar alguns combos, por exemplo, mudam de título pra título. Além disso, cada nova versão, mais vilões e mais personagens controláveis foram surgindo.

Os Personagens




SOR teve vários personagens. Na primeira versão do jogo, eram 3. Axel, Blaze e Adam; na segunda, Adam sai de cena (e muita gente acha isso um desperdício porque é muito legal jogar com ele) e entram em cena seu pequeno e rápido irmão chamado Skate e um grandalhão daqueles ogros lerdos e muito fortes, chamado Max. Já no terceiro jogo, somem com Max (mais uma vez muita gente ficou chateada) e surge o robô Zan para ajudar Axel, Blase e Skate na limpeza da cidade. Em Streets of Rage 3 ainda é possível abrir personagens secretos (que envolvem seres estranhos, como um chefe do jogo chamado Ash - muito parecido com o Mr. Slave de South Park - e até mesmo um canguru boxeador).

Streets os Rage Remake - A cereja do bolo
(disponível para download)


Streets of Rage foi completamente abandonado pela SEGA depois do lançamento da terceira e última edição. Chegaram a disponibilizar as versões antigas do jogo para outros consoles, mas nada além disso. Quem gostava de SOR ficou absolutamente abandonado. Não vimos nem mesmo super aparições de personagens em jogos posteriores (como foi o caso dos clássicos final fighters Cody e Guy em Street Fighter, ou mesmo Haggar no novíssimo Marvel vs Capcom 3).
Diante do descaso da SEGA, alguns fãs de SOR começaram a desenvolver um remake do jogo. Sem usar nenhum código original dos primeiros jogos - ou seja, recriando todos os cenários, personagens e sons do zero, via imitação na base do olhômetro meeeesmo - a Bombergames levou8 anos para desenvolver um Streets of Rage inteiramente refeito, com fases dos 3 games originais e muitas outras mais, somando 103 níveis ao todo, com 8 possíveis finais diferentes, dependendo de como você traçar o seu caminho. Aí embaixo tem um vídeo de uma fase nova pra matar a sua curiosidade.


Durante o seu jogo, sempre pege o máximo de dinheiro possível. Depois da primeira vez que terminar as 103 fases pela primeira vez, você poderá destravar outros modos de jogo além do modo de história, comprar mais personagens (são 6 ao todo. Não vou contar quais são, mas vou dar uma dica.) Pra quem enjoa fácil do modo história, existem outras alternativas, como jogar contra um amiguinho pra dar briga (Battle), tentar matar quantos inimigos puder sozinho (Survival), matar apenas os chefes (Boss Rush) e até jogar vôlei (pois é).


O maior problema até agora é que a SEGA, que não estava dando muita importância para o projeto da Bombergames, resolveu que não queria que o jogo fosse distribuído assim que o projeto foi finalizado. Ou seja, a SEGA tirou o doce da boca das crianças legalmente. O site da Bombergames, que tinha muitas informações legais sobre o projeto e disponibilizava o download gratuito do jogo completo simplesmente saiu do ar. O comunicado oficial da empresa está reproduzido aí embaixo.

"Estamos dedicados a suportar qualquer fã que tenha interesse nos nossos jogos, e quando possível deixamo-los envolverem-se em betas, marketing e oportunidades de pesquisa. Contudo, precisamos de proteger os nossos direitos do IP, e isto pode resultar em pedirmos aos fãs para remover imagens, vídeos ou jogos em alguns casos"

Mesmo assim, algumas pessoas puderam baixar o jogo antes que a SEGA conseguisse tirar o link do ar, e, apesar de a equipe da Bombergames ter pedido que ninguém disponibilizasse o jogo para download, nós conseguimos encontrar um link confiável e funcionando pra você [Clique aqui e seja feliz jogando =D].




Curiosidades

Existe uma semelhança muito grande entre Axel, o principal personagem de SOR, e Cody, de Final Fight. As roupas, o corpo e até mesmo alguns golpes dos dois são praticamente idênticos. Que atire a primeira pedra que não desconfia que a SEGA fez de propósito.


Cody (de cima) e Axel (baixo) finalizando o combo com o mesmo golpe
Existe uma coleção de quadrinhos de Streets of Rage. [pausa dramática] Eu sei, também me surpreendeu. E a parte mais legal é que nesse site aqui dá pra baixar os comics. Vou deixar um gostinho pra você aí embaixo, vale a pena conferir.

Clique na imagem para ampliar

Além dos quadrinhos, para quem gosta mesmo de SOR e quer mais ainda, existe esse site aqui dedicado única e exclusivamente a Streets of Rage. Nele tem mais sobre os personagens, lista de golpes de cada um, fan arts, fan games, quadrinhos, enfim... um monte de coisa a mais.



Se você quiser perder mais um tempinho da sua vida vendo bobagens na internet, aqui vão algumas sugestões:

A propaganda de Streets of Rage - Feita em 1900 e você ainda comia cereal com colher de bichinho.
Apelando com Adam contra os 7 chefes de SOR - Parece fácil de fazer pra você?
Um cara dono de uma pancade de Quadrinhos de SOR - É um vídeo enorme porque ele fala muito e tá em inglês, mas se você quiser ver uma coleção muito legal é só ir passando pra frente =]
Matar um chefe sem outros caras enchendo o saco - Lembra do chefe da sexta fase de SOR3? O que tinha Jets te deixando maluco? Tem uma forma de driblar o jogo. O vídeo dá mais instruções na descrição. Enjoy!


BONUS STAGE: Lembra do post sobre o Mário (que Mário?) com todos aqueles mapinhas das fases? Tem de Streets of Rage também. É só clicar aqui =D]


Por Gabriela Brandão

0 devaneios:

Postar um comentário