Vingadores vs X-Men - A esperada luta chega ao Brasil!

A saga do ano em 2012 da Marvel chegou ao Brasil neste último mês de março: Vingadores vs X-Men está nas bancas do nosso país depois de menos de um ano do seu lançamento oficial nos Estados Unidos. A série, que trouxe um embate esperado por muitos, foi um sucesso e trouxe um reboot enorme para o Universo 616 da editora.

As histórias foram feitas por diversos nomes, como Brian Michael Bendis, Jason Aaron, Jonathan Hickman, Ed Brubaker e Matt Fraction, com os roteiros de cada edição no revezamento entre esses nomes. Nos traços, aparece John Romita Jr. nas primeiras 5 edições, depois melhoradas por Olivier Coipel a partir da 6º. Há também os nomes de Adam Kubert, Frank Cho e Jim Cheung em algumas publicações.

Aqui no Brasil, a história é distribuída pela Panini, com tradução feita por Rodrigo França, Paulo França e Fernando Lopes.




Em questão de vendas, Vingadores vs X-Men foi um sucesso nos EUA. Desde a edição #00 até a #12 (a última), a saga se manteve no topo das paradas norte-americanas nos gibis, interrompida somente em setembro, quando The Walking Dead ficou em primeiro. Tie-ins e revistas de "versus" também foram sucesso, quase sempre entre os 10 primeiros.

"Revistas de 'versus'"? No caso dessa saga, a Marvel lançou gibis especiais com lutas mais desenvolvidas que ocorreram durante a história. Mas afinal, POR QUE nossos bravos heróis estão lutando uns contra os outros?

A causa da porradaria


Bye bye,, mutants
Desde a Dinastia M, quando a Feiticeira Escarlate enlouqueceu e tocou o puteiro disse "No More Mutants", a raça mutante foi (quase) pro saco, sobrando menos de 200 em todo o mundo. A possível salvação dos X-Men é Esperança, conhecida também como Hope Summers. Ciclope sabe disso e quer prepará-la para ser a Messias dos mutantes.

No lado dos Vingadores, eles são surpreendidos por uma mensagem meteórica de Nova, para anunciar a chegada da... Força Fênix! O pássaro de fogo está vindo a Terra para destruir o planeta... ou para salvar os mutantes. Depende do ponto de vista.

Capitão América e sua trupe vão tentar deter a Fênix e salvar nosso planeta, enquanto os X-Men a aguardarão como salvadora de sua raça. A única certeza é que toda a energia já tem um hospedeiro certo: Esperança. Logo ela se torna peça essencial na trama, com todo mundo a querendo do seu lado. Mas o desespero em tê-la fará com que ela se isole de todos.

Na busca por ela, as duas equipes se espalham por diversos lugares. Wakanda, Tábula Rasa, Latvéria, Terra Selvagem, até na montanha Wungadore. E é porrada em tudo quanto é lugar. Nisso irá aparecer o contexto de quase todas as batalhas das revistas versus. Aliás, vou aproveitar e listar todos os embates detalhados:


Versus 01
- Homem de Ferro vs Magneto
- Coisa vs Namor

Versus 02
- Homem Aranha vs Colossus Fanático
- Capitão América vs Gambit

Versus 03
- Viúva Negra vs Magia
- Coisa vs Colossus Fanático

Versus 04
- Demolidor vs Psylocke
- Thor vs Emma Frost

Versus 05
- Pantera Negra vs Tempestade (triste, triste... mas aconteceu)
- Gavião Arqueiro vs Anjo

Versus 06
- Feiticeira Escarlate vs Esperança
- diversas batalhas durante toda a série

Sim, algumas parecem meio absurdas ou até mesmo extremamente desiguais. Porém em lutas que até a energia de Júpiter ajuda... espere qualquer coisa.

A consequência da porradaria

Antes de mais nada, adianto desde já: se você não quer saber NADA de spoilers, FUJA!  Se não, vai ficar com cara de otário Leonard. Claro, não vou também entregar de cara todos os acontecimentos, mas vou comentar sobre as proporções da história, podendo escapar algumas revelações.




Acontece que a Fênix chega até sua hospedeira, mas o brilhante Tony Stark solta suas porcarias tecnologias e libera o poder de Hope Summers para... outros 5 X-Men! No caso, Ciclope, Colossus, Magia, Emma Frost e Namor.

Se havia algum equilíbrio entre as lutas anteriores, bom, isso sumiu. Pois um X-Men/Fênix sozinho dá conta de todos os Vingadores juntos. "E como os super-heróis mais poderosos da Terra salvarão o nosso planeta?"

A ironia da pergunta (sim, houve uma) é em razão de que a saga toma um lado na história e isso fica óbvio a partir já da primeira edição. A começar pela liderança de um novo e diferenciado Ciclope. O quatro-zóio é um novo Magneto em Vingadores vs X-Men, desde os papos de "precisamos salvar os mutantes", "eles não nos entendem" e toda essa conversa de evolução da espécie. Talvez a convivência dos dois tenha afetado Summers - ambos trabalham juntos na Escola Jean Grey para Jovens Superdotados.

Ciclope também é alvo de diversas contradições na história, em cada edição ele muda sua linha de pensamento. A justificativa para tal instabilidade é o poder da Fênix, que estava prestes a corromper os 5 X-Men - e SPOILER AQUI: quando um X-Men/Fênix era derrotado, o poder desse era dividido entre os outros, que ficavam ainda mais fortes, e claro, malucos.

Independente disso, transformá-lo em um anti-herói parece ser o escape para tentar tornar o personagem novamente um centro de atenções no universo Marvel. É válido lembrar que Ciclope foi descartado no filme X-Men 3 - O Confronto Final logo no começo, além de sequer aparecer em X-Men: Primeira Classe - preterido pelo irmão mais novo. Não só nos cinemas, Scott também foi preterido até nos videogames. Em Marvel vs Capcom 3, ele também não aparece (e olha que até X-23 e M.O.D.O.K. são alguns dos selecionáveis...).

Em relação à saga venerar os Vingadores, novamente podemos olhar para o cinema e entender o porque disso acontecer. Não digo isso somente pelo sucesso dos filmes e sim pela projeção que o grupo está  tomando (com filmes confirmados nos próximos anos, além da ótima crítica sobre o blockbuster lançado ano passado). Hoje, os direitos sobre os mutantes do X-Men estão com a FOX. Já Capitão América e seus comandados estão com a própria Marvel.

Mas seria uma tremenda burrice da editora ferrar seus próprios personagens, certo? Não. Eles podem subir a moral dos mutantes quando bem entender nos quadrinhos. E quando os direitos cinematográficos voltarem, farão o mesmo na telona. Enquanto bombas como X-Men Origins: Wolverine forem lançadas, eles terão tempo para remodelar tudo isso.

No entanto, esse argumento cai por água abaixo quando lembramos do Homem Aranha. Um personagem que também pertence a Fox nos cinemas e que está mal nos quadrinhos (Dan Slott que o diga), não seria o ideal para se apostar. Acontece que o amigão da vizinhança não só volta ao protagonismo nessa série como também arrasa. Minha edição favorita da saga é a #09 graças ao aracnídeo, e olha que nem sou muito fã dele. Lembra quando falei que um X-Men/Fênix destrói todos os Vingadores juntos? Bom, Peter Parker vai lutar contra dois... Sozinho.

Esse mesmo protagonismo é estranhamente repassado para o Punho de Ferro. Personagem secundário, "The Iron Fist" ganha uma importância suprema de uma hora para outra. De repente K'un Lun é uma terra sagrada onde já foi enfrentada a Fênix. E o Punho de Ferro foi quem realizou tal feito. Parece que nem Danny Rand sabia dessa...

Dificilmente o personagem conseguirá ampliar seus horizontes no Universo Marvel, mesmo com toda importância ganha na saga. Punho de Ferro não ganhou um poder acima do que tinha ou nada (é inclusive facilmente derrotado em suas lutas contra os 5 Fênix). Seu companheiro de lutas, Luke Cage, só aparece lutando contra o Namor  no começo da saga (e tomando uma bela surra, inclusive).

De qualquer forma, fica o tie-in com a história do mesmo, mostrando a  relação do Punho de Ferro antigo com a Fênix anos atrás - e o porquê de Danny ficar tão importante na saga.


O Reboot

Toda grande saga de quadrinhos traz aquele "rebootzinho básico", e Vingadores vs X-Men não é diferente. Parte desse reboot é mostrado já nas 5 edições posteriores, "Consequências". A nova formação dos mutantes e dos vingadores passa a ser remodelada para as próximas séries da Casa das Idéias: a Marvel Now.



O sucesso da nova era da Marvel foi perceptível nos Estados Unidos, onde a DC Comics foi desbancada de vez no número de vendas após o relaunch de 2011 com os Novos 52. Entre as novas histórias, destaque para "All New X-Men", onde o formação original dos alunos de Xavier viajam no tempo e se assustam com o presente; "Uncanny Avengers", grupo feito por mutantes e Vingadores; e, claro, "Avengers", em uma formação inflada com 18 membros.

Como toda grande saga, há uma morte importante na história (mas todo mundo sabe que morrer nos quadrinhos não significa nada). É realmente um acontecimento inesperado, mas... ele volta. Entretanto, vai ser interessante ver as novas histórias sem tal personagem.

Vale a leitura




Vingadores vs X-Men é leitura obrigatória para os fãs da Marvel, apesar de suas falhas de roteiro e inconstâncias em algum momento. Se você gosta de pancadaria, a revista é ótima, principalmente as adicionais "Versus". A ilustração é bem feita a partir da 6º edição e não deixa a desejar nas outras. Além de que você pode ver vários personagens em ação, mesmo aqueles que não aparecem muito (vai que você é fã do Capitão Britânia ou do Gambit... ai não dá para esperar muita coisa nessa saga).

Comparada com outras últimas grandes sagas, vale a pena comprar e acompanhar Vingadores vs X-Men. Disponível em algumas bancas ou no site da Panini. Mas não espere algo revolucionário.

0 devaneios:

Postar um comentário