Microtransações: a história do menino que gastou R$ 5 mil em um jogo de zumbis



Zombies vs Ninja parecia inofensivo para Greg Kitchen quando seu filho, Danny, lhe pediu para baixar o jogo para Ipad. Preocupado, Greg fez uma breve pesquisa e viu que o game era gratuito. Ao menos, o download.
Após 10 minutos, Danny já havia gasto 66 libras com as microtransações, o equivalente a perto de 200 reais. Com apenas cinco anos de idade, o garoto não percebeu estava pagando para fazer a compra de novas passwords. De fato o jogo era gratuito, mas pedia o pagamento de microtransações, pequenas cobranças para destravar itens e fases. Ao todo, naquela noite, a conta do iTunes fechou em 1.600 libras, ou seja, quase 5 mil reais.  A mãe do garoto só percebeu as compras no outro dia, quando recebeu 19 e-mails da Apple com os comprovantes.
O Greg conta que liberou a senha do Ipad para que o filho se mantivesse quieto. “Me preocupou quando ele me pediu o password, mas eu dei uma olhada no jogo, cuja descrição dizia que era de graça então pensei que não teria problemas”, conta o pai ao jornal Mail Online.
Após as matérias sobre o assunto que pipocaram nos jornais locais, a Apple anunciou que vai devolver todo dinheiro gasto. De acordo com a empresa, ela não é obrigada a devolver o montante, mas ficou claro que houve um desentendimento por parte do usuário, no caso, o garoto.



Outros casos
A Apple pagou 100 milhões de dólares por conta de usos indevidos de microtransações pelos usuários nos Estados Unidos. Isso por conta de uma garota de nove anos de idade que gastou perto de 200 dólares com três jogos ditos gratuitos. O pai da menina moveu uma ação contra a Apple alegando que os jogos são viciantes e que estimulam as crianças a gastar. De acordo com a própria Apple, cerca de 23 milhões de pessoas nos Estados Unidos fazem compras sem perceber em aplicativos.

Microtransações
Diante desse problema, Sharon, mãe de Danny, resolveu levantar uma campanha para alertar mães em relação às microtransações. Tais jogos são projetados para serem gratuitos e estimular pequenos pagamentos para conseguir novos itens, fases e afins. Em alguns casos, o pagamento se torna primordial para se chegar ao fim do game. Por esse motivo, tais jogos ficaram conhecidos como “Bait Apps”, ou seja, aplicativos isca para pequenos pagamentos. Se você quiser saber mais sobre o tema, escute o episódio 28 de MundoGamer em que discutimos sobre microtransações.

Bloqueando Compras
Para evitar esse tipo de acontecimento, a própria Apple desenvolveu um menu que inativa quaisquer transações bancárias em celulares e tablets. Para desabilitar essa opção basta ir em ‘ajustes’ -> ‘Geral’ -> ‘Restrições’  -> ‘Ativar Restrições’ (colocar o número PIN) -> desabilitar o item ‘Compras em Aplicativos’



E você o que acha de microtransações? Vale tudo para conseguir dinheiro com jogos? Deixe seu comentário nesse post. 

0 devaneios:

Postar um comentário