Gears Of Wars 3 (Xbox 360) - Game de Ponta


por Bruno Marise

O Game de Ponta de hoje é dedicado a uma das maiores e mais bem sucedidas franquias dessa geração de videogames, e vamos falar mais especificamente de seu último jogo. Gears Of War 3 é o terceiro título da série Gears Of War, game de ação em terceira pessoa com uma trama de ficção científica. Antes de falarmos sobre o jogo, vamos entender um pouco sobre o enredo desse jogo que é amado e odiado nas mesmas proporções.

História




O enredo de Gears of War é um tanto quanto batido, e muitos o julgam ruim, mas ele se encaixa bem no que o game se propõe. A história é a seguinte: Em um futuro distante o mundo ficou inabitável. Com isso, os humanos colonizaram e migraram para outro planeta chamado de Sera, que tinha características bastante parecidas com as da Terra. Com anos e anos de exploração predatória dos recursos naturais, eles começaram a se esgotar deixando os habitantes com necessidade. Porém, durante um acidente com uma barca de petróleo, um líquido subterrâneo, viscoso e de cor verde se revelou, e foi chamado de Imulsion. Tempo depois, um cientista descobriu que o Imulsion poderia ser uma fonte de energia, e o tal líquido tornou-se a solução para todos os problemas do planeta Sera. Mas, nem tudo era perfeito, e as nações que não conseguiam extrair o Imulsion foram tornando-se miseráveis, enquanto as nações que o extraíam abundantemente foram enriquecendo cada vez mais, causando uma enorme disparidade no planeta. A crise econômica gerou conflitos militares que implicou na guerra conhecida como Pendulum Wars, em que as facções COG (países ricos) e UIR (países pobres) se enfrentaram. A guerra durou 75 anos, e para por um fim no conflito que se arrastava, o COG usou uma tecnologia conhecida como Hammer Of Dawn, um canhão capaz de destruir cidades inteiras, e devastou os países mais pobres, obrigando a UIR a se render. Quando a paz estava se restaurando aos poucos, uma nova tragédia aconteceu: Milhares de criaturas nativas do planeta Sera, conhecidas como Locust, saltaram do subsolo, matando milhares de humanos. Em menos de 24 horas, 90% da população do planeta havia sido dizimada. O COG então decidiu evacuar a população restante para a cidade de Jacinto, um dos lugares mais seguros do planeta, e usaram o Hammer Of Dawn em todo o restante de Sera para tentar eliminar a ameaça Locust. Mais uma guerra começava, e durante dez anos, a COG combateu os Locust. 

Marcus Fenix
Nesse novo conflito, um militar se destacava: Marcus Fenix. O soldado subia rapidamente na hierarquia do exército, mas durante uma batalha, ele deixou o front para tentar salvar seu pai, o único familiar que lhe restava e foi considerado desertor. Condenado, Fenix ficou 14 anos preso até ser libertado por seu amigo Dominic Santiago. A COG autorizou o resgate pois necessitava de militares experientes para uma nova missão, e Marcus assumiu o posto de comandante da força Delta para liderar a operação Lightmass, que pretendia colocar uma bomba poderosíssima chamada de LightMass em uma fenda do planeta Sera que levaria ao centro de comando dos Locust. A campanha foi bem sucedida e eliminou milhares de Locust, porém vaporizou uma enorme quantidade de Imulsion que passou a se liberar de maneira tóxica, tornando-se um gás venenoso para os humanos além de despertar um parasita gigante chamado de Lambent.

Encerrando uma gigantesca saga

Finalmente chegamos ao enredo que engloba o terceiro game da série. Em Gears 3, Jacinto foi destruída e o governo do planeta desbandou. Marcus Fenix descobre que seu pai está vivo e que diz saber a solução para acabar com os conflitos de Sera. Ao mesmo tempo que você joga com Fenix, também assume o papel de Cole, um ex-jogador de futebol americano que tornou-se militar.

Cole "Train"


Agora que você já está ambientando na guerra do planeta Sera, vamos falar um pouco sobre os aspectos da jogabilidade. Gears Of War é um game de tiro em terceira pessoa, que conta com um sistema de cobertura simples e muito eficiente. No terceiro jogo, a quantidade de armas disponíveis é gigantesca em relação ao primeiro Gears. É uma infinidade de rifles, pistolas, granadas, escopetas, e até morteiros. Mas a mais legal de todas continua sendo a metralhadora Lancer, que tem uma motoserra acoplada, que faz parte de um dos aspectos mais divertidos de Gears Of War: Despedaçar os Locust usando a motosserra. Existe também o sistema de execuções, que englobam desde o uso da motosserra, e pisões na cabeça dos Locust até uma sequência brutal de socos. Dá só uma ligada no vídeo aí.



Acabou a munição? Não tem problema, é só ligar a motosserra e partir o bichão no meio!

Apresentação impecável

Os gráficos de Gears Of War 3 estão entre os mais bonitos da geração, e mesmo com desenhos um tanto quanto "cartunizados", as imagens são bastante realistas. Além do enredo bastante envolvente, os diálogos são geniais e muito divertidos. A relação entre as personagens te faz ficar extremamente familiarizado com eles, e se sentir realmente parte do jogo.


Finalmente um Multiplayer Local!

É isso mesmo! Em meio à escassez de Multiplayers locais, que hoje basicamente se resumem a jogos de luta ou esportivos, Gears Of War 3 traz um modo cooperativo para quatro jogadores, onde é possível jogar com bots. É diversão garantida!

Sim ou Não?
Gears Of War 3 é um jogaço que traz uma trama extremamente envolvente, uma jogabilidade perfeita e muita ação e violência que não te deixa respirar um minuto. Depois que terminar a campanha ainda dá pra passar umas boas horas dando tiros no modo Multiplayer. Aproveita que tá baratinho (você acha por 99 mangos na maioria das lojas grandes), e compra logo. Mais do que sim, é obrigatório.