Vai viajar e não tem muito dinheiro? Esqueça os albergues: o esquema agora é o AirBnB, site gratuito em que as pessoas disponibilizam suas próprias casas para viajantes de todo o mundo!
Fundado em 2008 e com sede na Califórnia (EUA), o AirBnB cobre hoje mais de 19 mil cidades em 192 países. A página é traduzida em dez idiomas diferentes e converte os preços para várias moedas. No total, mais de 2 milhões e 500 mil reservas já foram feitas pelo site, beneficiando mais de 5 milhões de hóspedes.
A ideia inicial, que inclusive deu nome ao projeto, era que as pessoas oferecessem apenas um colchão de ar e um café da manhã. Atualmente, os usuários do site podem encontrar quartos compartilhados, individuais ou até mesmo apartamentos completos – todos filtrados na busca por bairro, preço e comodidades disponíveis.
Para garantir a segurança dos proprietários e inquilinos, o AirBnB exige que os usuários se cadastrem e postem fotos pessoais e do imóvel. Há, inclusive, a opção de acrescentar vídeos e redes sociais aos perfis. Também é oferecido um seguro de até 50 mil dólares em caso de danos ao anfitrião e, recentemente, a empresa começou a enviar correspondências aos endereços cadastrados para confirmar sua veracidade.
Além disso, o site mantêm todas as negociações dentro da sua plataforma, permitindo comentários sobre as experiências e enviando mensagens num chat. Uma vez feita a reserva, o visitante paga imediatamente – mas o anfitrião só recebe 24h após o check in de seu novo hóspede. Há também uma equipe disponível o tempo todo pelo telefone para tirar dúvidas e resolver problemas.
Recentemente, a empresa inaugurou um novo escritório em São Paulo, que, de acordo com os fundadores, ajudará bastante nas reservas durante a época da Copa e das Olimpíadas. Para quem se interessa, há inclusive várias oportunidades de emprego, espalhadas também pelos escritórios de Londres, Paris, Barcelona, Copenhague, Moscou, Hamburgo, Berlim e Milão.
Gostou? Então escolha seu próximo destino, confira as promoções e dicas do AirBnb e aproveite!
Infográfico de estatísticas lançado depois das primeiras 1 milhão de hospedagens promovidas pelo site Clique na imagem para ver com mais detalhes (em inglês) |