Galaxy e Iphone: plágio? |
Uma coisa é fato, os dispositivos são realmente semelhantes - o design arredondado, a tela, os ícones. Tal semelhança, no entanto, se tornou uma batalha jurídica entre a Apple e a Samsung. A situação se iniciou no dia 19 de Abril, quando a produtora do Iphone atacou os smartphones da rival produtora do Galaxy para, segundo os documentos judiciais, "manter a rival sob controle". Em 21 de Abril foi a vez da Samsung retrucar e também processar a empresa de Steve Jobs. A batalha surge em um momento em que o mercado dos celulares inteligentes se aquece com a entrada de novas empresas concorrentes e novos aparelhos; uma situação atribulada, que envolve uma teia de disputas judiciais já anunciadas por Microsoft, Nokia e HTC.
A Samsung, até então, se mantinha tímida em relação aos ataques da Apple, que se iniciaram a um bom tempo por parte de Steve Jobs. Agora oficializado judicialmente, a Samsung retruca, mas com um pé atrás graças aos negócios de bilionário que mantém com a Apple na venda de semicondutores. Com um negócio de 5,7 Bilhões de dólares, apenas a Sony supera esses números na parceria comercial.
As consequencias dessa briga para os demais segmentos de negócios entre as empresas - como a venda de semicondutores e compotentes - ainda é obscura. A questão que persiste é o fato da série Galaxy, com sistema operacional Android da Google, surge como maior concorrente no mercado de tablets e smartphones. Segundo a empresa de pesquisas Gartner a Apple vai dominar o mercado de tablets até 2015, quando será superada pelos tablets com o Android (tabela abaixo). A Gartner estima que o mercado de tablets quadruplique para 70 milhões de unidades esse ano.
Já o mercado mundial de smartphones deve crescer em 58 por cento este ano, com sistema operacional Android abocanhando 39 por cento do mercado. Os números acirram a motivação da disputa pelo mercado.
Para você que ainda não sabe de que lado ficar nessa briga, o Comando Login traz um vídeo produzido pela Macworld que compara os dois. Uma disputa que começa com uma bela vantagem da Samsung. Depois de uma pesquisa rápida no Mercado Livre, o preço médio do Galaxy S fica em torno de 1400 reais e o Iphone 4 fica próximo a 2000 reais.
0 devaneios:
Postar um comentário